Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Casos de menores violados passam diretamente para os tribunais

O objetivo é tornar mais eficaz a investigação.

Casos de menores violados passam diretamente para os tribunais
Notícias ao Minuto

11:31 - 31/07/15 por Notícias ao Minuto

País Lei

Os casos de menores violados por familiares vão passar a ser entregues diretamente ao Ministério Público, deixando assim de ter a intervenção da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJR).

A alteração à Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Risco está contida num documento já aprovado em Assembleia da República, avança o Diário de Notícias.

"Era um problema que tínhamos, o de ter de pedir o consentimento aos pais de uma criança abusada para abrir um processo de promoção e proteção de menor quando o pai ou outro familiar era o abusado", dá conta Teresa Espírito Santo, membro da equipa técnica da CPCJR.

Espera-se então que esta mudança sirva para que as escolas e hospitais façam uma primeira avaliação e comuniquem de imediato ao Ministério Público.

De fora ficam os crimes de maus-tratos e negligência grave de criança que continuam sob a alçada das comissões. Mas há quem defenda que estes também deveriam ser participados pelas escolas e hospitais diretamente ao Ministério Público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório