Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Central de compras dos hospitais públicos ocultou dívida de 17 milhões

O relatório do Tribunal de Contas informa que houve "a ocultação, deliberada, da dívida aos centros hospitalares de Lisboa".

Central de compras dos hospitais públicos ocultou dívida de 17 milhões
Notícias ao Minuto

13:50 - 30/07/15 por Notícias ao Minuto

País TdC

O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), funciona como uma central de compras para os hospitais do Estado. Sabe o Expresso que no ano passado foram ocultados, de forma "deliberada", 17 milhões de euros de dívida aos centros hospitalares de Lisboa.

O Tribunal de Contas dá conta de que "a ocultação, deliberada, da dívida aos centros hospitalares de Lisboa nas contas do SUCH de 2014 serviu o propósito de possibilitar a contratação de novos empréstimos, o que eventualmente seria inviabilizado pela exibição da dívida, perante os associados, a tutela e as instituições de crédito".

O relatório informa ainda que a dívida aos centros hospitalares de Lisboa resulta de um acordo feito no final de 2013, em que os hospitais públicos acordaram em assumir as dívidas bancárias, sendo que o SUCH restituiria esses valores aos centros hospitalares num prazo de dez anos.

O Tribunal de Contas explica que há "erros e omissões materialmente relevantes nas demonstrações financeiras de 2014 no SUCH".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório