Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Secretário de Estado destaca qualidade crescente de alojamentos locais

O alojamento local turístico já não é sinónimo de turismo "low-cost", de baixo custo, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, que hoje inaugurou quatro unidades de alojamento local na serra de Monchique.

Secretário de Estado destaca qualidade crescente de alojamentos locais
Notícias ao Minuto

19:54 - 29/07/15 por Lusa

País Turismo

Monchique, Faro, 29 jul - O alojamento local turístico já não é sinónimo de turismo "low-cost", de baixo custo, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, que hoje inaugurou quatro unidades de alojamento local na serra de Monchique.

Dividir o turismo entre "de qualidade, que são os hotéis, e turismo 'low-cost', que são alojamentos locais, é uma distinção que eu penso que hoje não faz qualquer sentido e foi por isso que legislámos no sentido de facilitar a vida às pessoas que querem fazer alojamento local", observou após a visita a vários alojamentos locais em Monchique.

No concelho de Monchique existem atualmente mais de 40 pequenas unidades legalizadas de alojamento local, a maioria apostada nas vertentes do turismo de natureza, cultural, gastronómico e da saúde e bem-estar.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, o executivo tem vindo a apostar nesta área através da agilização e dinamização dos projetos empresariais turísticos com vista a obter uma oferta cada vez mais qualificada e diferenciadora que traga prosperidade ao concelho.

De acordo com a autarquia, entre 2009 e 2015 foram legalizadas 30 novas unidades, entre moradias e estabelecimentos de hospedagem, equivalentes a 142 camas, enquanto entre 2003 e 2015 foram legalizados 11 unidades de turismo rural, equivalentes a 53 camas.

"Já não se pode dizer que Monchique é só um sítio de passagem. Temos já capacidade de alojamento", sublinhou Rui André adiantando que a autarquia vai lançar um portal 'online' que promova o alojamento existente no concelho e que permita a venda de estadias.

Muitos destes projetos recorreram a apoios comunitários do PRODER e nasceram ora da vontade de recuperar casas de família ou de uma mudança de estilo de vida que foi associado a um projeto empresarial.

A recuperação de casas abandonadas é, para Rui André, "uma das grandes mais-valias do alojamento local no país" e que também se registou naquele concelho interior algarvio.

O presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, referiu que o alojamento local existente no Algarve representa cerca de 60% do alojamento local nacional.

A abertura de novos projetos de alojamento local e a legalização de alguns espaços que funcionavam paralelamente não indiferente para o turismo algarvio, explicou aquele responsável.

"Isso é importante até porque a lei define que a região terá resultados em função do número de camas e de alojamentos na região", sublinhou.

SCYS // PMC

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório