Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Função Pública a andar de bicicleta e à boleia? Governo sugere

O Programa de Mobilidade será apresentado esta quarta-feira, com foco na mobilidade elétrica e sustentável. Medidas já foram publicadas em Diário da República.

Função Pública a andar de bicicleta e à boleia? Governo sugere
Notícias ao Minuto

11:28 - 29/07/15 por Notícias ao Minuto

País Mobilidade

O ministro do Ambiente e os secretários de Estado do Ambiente e da Energia dão hoje voz e explicação a um documento que foi ontem publicado em Diário da República e que diz respeito à mobilidade de funcionários públicos.

Conta a TSF que em causa está uma série de mudanças que visam trazer algumas novidades ao dia-a-dia dos funcionários da administração pública.

Funcionários públicos a pedalar, a partilhar carros do Estado e até a criação de zonas de estacionamento para bicicletas junto organismos do Estado são algumas das medidas contempladas no documento.

Além da poupança, a sustentabilidade surge em destaque na iniciativa. E esta tem até números e um prazo bem balizado, como dá conta a mesma rádio: durante os próximos cinco anos, o objetivo passa por atingir uma redução de 20% das emissões de dióxido de carbono na frota de automóveis do Estado.

Recorde-se que, para lá destas medidas, o Governo já tinha também anunciado a substituição de 1.200 carros por veículos elétricos, gerando uma poupança estimada pelo Executivo na ordem dos 50 milhões de euros.

As medidas em causa não são vinculativas – à mesma TSF, o Governo já realçou entretanto que não são obrigatórias – mas as orientações são para ser acompanhadas e apoiadas por todos os ministérios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório