Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Recém-nascido levado pela mãe deveria ter pulseira eletrónica

Segundo um despacho de 2008 todos os recém-nascidos devem ter pulseira eletrónica. O bebé que desapareceu do Hospital de Faro não a tinha.

Recém-nascido levado pela mãe deveria ter pulseira eletrónica
Notícias ao Minuto

08:38 - 29/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Faro

Alexandra Patrício levou o filho, sem autorização, no sábado, do Hospital de Faro e continua desaparecida. Isto só aconteceu porque o hospital não cumpriu as ordens de um despacho da antiga ministra da Saúde Ana Jorge e que obriga à colocação de pulseiras eletrónicas às crianças.

A medida implementada em 2008, na sequência de um caso semelhante em Penafiel, obriga a práticas segurança como videovigilância, portas com código, verificação das visitas e utilização da dita pulseira.

O Centro Hospital do Algarve explica ao Diário de Notícias que a medida não foi implementada por decisão da anterior administração, que optou por outro sistema, mas garante que a segurança dos recém-nascidos na unidade está garantida e que este é um caso muito específico uma vez que foi a própria mãe a levar o bebé.

“O hospital não é uma prisão e não pode impedir a saída, a não ser que um juiz tivesse retirado o poder paternal. O alerta à polícia foi dado porque se considera que há risco de saúde para o bebé”, diz Pedro Nunes, administrador do centro hospitalar.

Alexandra, de 28 anos, é toxicodependente, e terá levado o filho, segundo declarações dos seus vizinhos, por estar revoltada pelo tribunal lhe ter tirado o filho mais velho por suspeita de negligência.

.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório