Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Autoridades procuram familiares de português ilegal em Cabo Verde

Manuel da Silva, de 44 anos, tem problemas psiquiátricos e o seu visto de turista caducou.

Autoridades procuram familiares de português ilegal em Cabo Verde
Notícias ao Minuto

23:20 - 27/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Sem-abrigo

As autoridades portuguesas estão à procura de familiares de um homem português que se encontra em Cabo Verde numa situação ilegal.

Manuel da Silva tem 44 anos e é natural de Lisboa. Foi para a ilha de Santo Antão com visto de turista, que entretanto caducou. Nas primeiras semanas, dormiu na rua e chegou a procurar comida nos contentores do lixo, até que a câmara municipal de Porto Novo o ajudou.

A autarquia providencia-lhe uma refeição diária e disponibilizou-se para pagar uma pensão onde o português pudesse passar as noites, salvaguardando que se trata de ume solução temporária.

Segundo conta o jornal cabo-verdiano Nação, o homem sofre de problemas psiquiátricos e a sua condição tem piorado nas últimas semanas. O representante consular de Portugal em Cabo Verde contou àquela publicação que ofereceu ajuda para que Manuel da Silva regresse voluntariamente a Portugal, algo que este recusou por se sentir bem em Cabo Verde.

“Temos acompanhado o caso desde o início. As autoridades portuguesas já tentaram encontrar familiares do Sr. Manuel em Portugal, mas não encontraram ninguém próximo. E como ele nega-se a sair de Cabo Verde, pouco resta-nos a fazer a ser esperar pelas decisões das autoridades cabo-verdianas”, explicou João Mendes.

Sem que haja um internamento que justifique uma repatriação médica, as autoridades portuguesas não têm competência para obrigar o português a regressar ao seu país natal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório