Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Escola do Convento do Desagravo abre em setembro após reconversão

As obras na Escola do Convento do Desagravo, em Lisboa, estão concluídas e o estabelecimento abre em setembro com um projeto-piloto de refeições saudáveis, disse hoje a vereadora da Educação do município.

Escola do Convento do Desagravo abre em setembro após reconversão
Notícias ao Minuto

23:13 - 27/07/15 por Lusa

País Lisboa

"A escola está pronta. Estão a chegar os últimos equipamentos, mas já temos o parque infantil e as mesas. Estamos também a ultimar contratos para abrir em setembro", afirmou Graça Fonseca, em declarações à agência Lusa.

O antigo Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento, localizado no campo de Santa Clara junto ao Panteão Nacional, vai receber cerca de 400 alunos do ensino básico e do jardim-de-infância.

As obras de reconversão do espaço iniciaram-se em outubro de 2013 e terminaram a 06 de julho deste ano, tendo custado perto de 3,8 milhões de euros, de acordo com o município.

Ao todo, foram criadas 16 salas para alunos do ensino básico, três de jardim-de-infância, um refeitório, uma cozinha, um ginásio, uma biblioteca e oito salas de trabalho (audiovisuais, espaços de apoio, entre outros).

"É incrível a reabilitação que foi feita", salientou a vereadora Graça Fonseca, falando "nas condições magníficas" do estabelecimento de ensino, "não só pela localização, mas também porque houve a preocupação de manter a história do convento", ao nível dos azulejos, por exemplo.

Apesar de o ano letivo se iniciar mais tarde este ano, a escola abre logo no início de setembro, que é quando começa a funcionar a Componente de Apoio à Família (CAF), uma resposta social existente em toda a cidade e na qual se realizam atividades de caráter lúdico-pedagógico.

Inicia-se também nesse mês um projeto-piloto da Câmara de Lisboa que visa promover a alimentação saudável nas escolas, levando "as crianças a experimentar sabores que há tendência para rejeitar, mas confecionados de forma diferente", de acordo com a autarca.

Outro dos objetivos da iniciativa é, segundo Graça Fonseca, "dar um sinal de que a produção nacional tem um papel importante" na alimentação, pelo que o município já estabeleceu contactos com produtores nacionais para fornecimento de carne, peixe, legumes e fruta.

"Queremos que as crianças associem, no fundo, a produção nacional à importância daquilo que se come", reforçou a responsável, indicando que serão feitas atividades pedagógicas com os mais pequenos.

As ementas ficarão a cargo do chef de cozinha Nuno Queiroz Ribeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório