Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Estado desembolsa mais 53 milhões para escolas privadas

Este gasto poderá ser desnecessário uma vez que as escolas públicas têm capacidade para receber os alunos.

Estado desembolsa mais 53 milhões para escolas privadas
Notícias ao Minuto

08:43 - 26/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Educação

O Estado vai gastar quase 53 milhões de euros no próximo ano letivo para abrir mais 656 turmas com contrato de associação.

Anteriormente, estes contratos só eram feitos quando as escolas públicas não podiam dar resposta aos alunos, mas com a alteração do Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo, a única coisa que impera é a liberdade de escolha entre público ou privado.

Com o aumento de turmas abertas para o 5º, 7º e 10º ano, no total, há 1.732 com contratos de associação. Cada uma custa ao Estado 80.500 euros. O Jornal de Notícias dá conta que o Estado pode vir a gastar 139 milhões.

Mas por existirem escolas públicas com condições para receberem os alunos, Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), defende que "se os pais têm um estabelecimento público perto de casa, mas preferem um privado, então, paguem. Não tem que ser o Estado, que somos todos nós, a fazê-lo".

Já Mário Nogueira, da Fenprof, explica que "o Estado paga por uma turma com contrato de associação mais do que por uma pública. Só com estas 656 turmas, irá pagar aos privados mais três milhões e 617 mil euros do que pagaria se as turmas ficassem em escolas públicas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório