Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Centro Escolar de Constância não abre no novo ano letivo por atraso nas obras

O Centro Escolar de Montalvo, Constância, não vai entrar em funcionamento no novo ano letivo porque as obras de construção tiveram de parar devido a dificuldades financeiras do empreiteiro, anunciou hoje a autarquia.

Centro Escolar de Constância não abre no novo ano letivo por atraso nas obras
Notícias ao Minuto

19:47 - 24/07/15 por Lusa

País Autarquia

"A obra está parada há alguns meses devido a dificuldades financeiras do empreiteiro a quem foram adjudicados os trabalhos", disse à agência Lusa a presidente da Câmara Municipal de Constância, no distrito de Santarém, acrescentando que "os trabalhos executados representam cerca de 25% da empreitada total e o atraso não é recuperável até ao início do novo ano letivo".

"As obras começaram em outubro de 2014, mas cedo começaram a perder ritmo de construção, tendo parado há dois meses. Vamos ter de proceder à resolução do contrato com aquela empresa e abrir um concurso público para terminar a obra", adiantou Júlia Amorim (CDU), tendo afirmado lamentar que o novo equipamento não entre em funcionamento no próximo ano letivo.

"A empresa foi a que apresentou o mais baixo preço, num conjunto de 12 concorrentes, mas não conseguiu concluir o trabalho que iniciou", destacou.

A obra de construção do Centro Escolar de Montalvo conta com um investimento global de cerca de 1 milhão de euros, dos quais 85% em apoios de fundos comunitários.

O Centro Escolar de Montalvo é uma infraestrutura que completa a rede de estabelecimentos escolares prevista na Carta Educativa concelhia e que agregará no mesmo espaço os cerca de 100 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo daquela freguesia, ficando devidamente equipado para responder às necessidades daqueles dois níveis de ensino.

O futuro Centro Escolar de Montalvo, que está a ser construído de raiz e terá capacidade total para cerca de 150 alunos, será um "polo aglutinador" de várias atividades ligadas à educação, no qual, cumulativamente, a sala polivalente, o refeitório, a biblioteca e o pátio principal poderão ser utilizadas pela comunidade local.

Salas de estudo, biblioteca, cozinha, refeitório, instalações sanitárias, sala polivalente, zonas de recreio, recinto desportivo, zonas verdes, pátios, salas de atividades, arrumos, entre outras, são as diversas áreas que integrarão o equipamento.

A obra, o Centro Escolar de Constância e o de Santa Margarida da Coutada, estes dois já em funcionamento, representam um investimento global no setor da educação que ascende a perto de 5 milhões de euros.

A construção do Centro Escolar de Montalvo tem um prazo de execução de um ano e a autarquia previa a sua entrada em funcionamento no ano letivo 2015-2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório