Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Voluntários internacionais requalificam bairro social em Lisboa

Cerca de 15 jovens voluntários internacionais participaram na requalificação do bairro Padre Cruz, na freguesia de Carnide, em Lisboa, pintando as fachadas das habitações de idosos e transformando as zonas degradadas e sujas em jardins e hortas comunitárias.

Voluntários internacionais requalificam bairro social em Lisboa
Notícias ao Minuto

14:29 - 20/07/15 por Lusa

País Carnide

O projeto, intitulado "Live it Lisbon!", juntou jovens de Espanha, Itália, Reino Unido, Irlanda, Albânia, Quénia, Macedónia, Polónia e Vietname para intervenções no bairro, que decorreram de 11 a 19 de julho, contando com o apoio de moradores.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa, o objetivo do projeto é "humanizar o espaço, que, neste momento, está de certa forma um pouco abandonado", e contribuir para ultrapassar o estado de degradação, integrando o processo de requalificação do bairro Padre Cruz.

Os voluntários intervieram nas "casas de alvenaria, onde o estado de degradação é muito elevado", admitiu o autarca, explicando que, "como está a decorrer o processo de requalificação, acabou-se por não se investir na zona da alvenaria, porque a ideia é que aquelas casas vão todas abaixo. O problema é que o processo pode demorar 20, 30 anos a acontecer".

Com materiais cedidos pela Junta de Freguesia de Carnide e em articulação com a Gebalis, entidade gestora do bairro, e a Câmara de Lisboa, estes jovens pintaram as fachadas das casas em cinco ruas e transformaram "áreas expectantes", que estavam degradadas e sujas, em jardins e hortas comunitárias, contundo "ainda há um caminho grande a fazer. Faltam muitas mais intervenções, porque o bairro é muito grande", considerou Fábio Sousa.

Em declarações à Lusa, o autarca explicou que este bairro de Lisboa, que acolhe cerca de sete mil famílias, "é o maior bairro social da Península Ibérica, em que a ideia foi sempre canalizar para aquela zona as várias necessidades de realojamento da cidade", onde se foram construindo mais lotes para responder à procura, existindo várias fases de construção do bairro.

O processo de requalificação do bairro Padre Cruz está a fazê-lo crescer cada vez mais, afirmou Fábio Sousa, referindo que "a Câmara de Lisboa autorizou na última reunião, na semana passada, o lançamento de uma empreitada para nova construção no bairro", com o orçamento de um milhão de euros.

Organizado pela associação local Spin para o Intercâmbio, Formação e Cooperação entre os Povos, em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide, esta é a primeira edição do "Live it Lisbon!".

"Não estávamos à espera de uma adesão tão grande", afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, explicando que o projeto não é financiado por fundos europeus, pelo que "estes jovens financiaram a sua viagem" até Lisboa.

Além do trabalho comunitário neste bairro social, os jovens voluntários participaram em visitas turísticas pela capital, aulas de língua portuguesa e 'workshops' de cozinha com a cultura gastronómica dos diferentes países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório