Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Os arquitetos vão ter de construir uma nova disciplina"

O arquiteto Eduardo Souto de Moura, prémio Pritzker 2011, foi hoje homenageado pela Ordem dos Arquitetos, considerando que vai ter de ser construída "uma nova disciplina", porque a arquitetura que vai surgir tem de trabalhar em conjunto.

"Os arquitetos vão ter de construir uma nova disciplina"
Notícias ao Minuto

21:43 - 17/07/15 por Lusa

País Souto de Moura

A cerimónia de homenagem, realizada no âmbito do Dia Nacional do Arquitecto (comemorado a 03 de Julho), decorreu na Casa das Artes, no Porto -- projeto da autoria de Souto de Moura -- e, na opinião do presidente da Ordem dos Arquitectos, João Santa-Rita, esta distinção "é há muito merecida", uma vez que as obras do arquiteto "fazem já parte do nosso património e da nossa história".

No final, em declarações à agência Lusa, Souto de Moura realçou que "a arquitetura é dependente das condições do mundo e da cultura e não é uma arte autónoma", uma vez que "está ligada à economia, à cultura, aos conflitos e às vicissitudes".

"Quando houver um período mais sereno e mais estável do ponto de vista económico, vai haver melhores condições de trabalho e outra arquitetura que será diferente desta a que eu fui habituado", afirmou, antecipando que "os arquitetos vão ter de construir uma nova disciplina".

Para o Pritzker 2011, a arquitetura deve, cada vez mais, socorrer-se de outras disciplinas e "trabalhar em conjunto", o que advoga ser "muito difícil" para os portugueses, que são muito individualistas.

"Ainda estamos muito ligados à imagem do arquiteto-artista na sua torre de marfim, e eu penso que isso vai acabar. Vem aí uma nova disciplina", antecipou Souto de Moura.

A apresentação do homenageado esteve a cargo do artista plástico Pedro Cabrita Reis, que considera Souto de Moura "um poeta que ocasionalmente também faz arquitetura".

"Este homem faz parte daquele conjunto de homens que constroem o mundo. Souto de Moura percorre o mundo e vai desenhando-se a si mesmo e a nós também", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório