Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Iniciativas alertam 'miúdos e graúdos' para os riscos associados à Internet

O Centro Internet Segura organiza centenas de iniciativas em todo o País, a partir de segunda-feira e até dia 16, com o objectivo de sensibilizar a população, sobretudo os mais jovens, para os riscos associados à rede.

Iniciativas alertam 'miúdos e graúdos' para os riscos associados à Internet
Notícias ao Minuto

12:55 - 03/02/13 por Lusa

País Ações

No âmbito do ‘Dia Europeu da Internet Mais Segura’, que se assinala a 5 de Fevereiro sob o lema ‘Direitos e deveres online: Liga-te, mas com respeito’, o Centro Internet Segura (CIS), coordenado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), vai promover mais de 500 acções que pretendem “sensibilizar a população, em especial jovens e crianças, sobre como beneficiar em segurança das grandes oportunidades oferecidas pela Internet”.

Em comunicado, o centro informa que entre 4 e 8 de Fevereiro mais de 250 escolas e agrupamentos do ensino básico e secundário vão desenvolver iniciativas, envolvendo alunos e encarregados de educação, que “contribuam para a utilização crítica, consciente e segura da Internet”.

Parceira do CIS, a Microsoft associa-se à iniciativa promovendo, à semelhança do que já aconteceu em 2012, acções de sensibilização e formação sobre segurança online nas escolas, contando com 148 voluntários para o efeito.

O CIS vai ainda estar presente em lugares públicos com acesso à Internet, como bibliotecas, instituições de solidariedade social, centros de emprego, entre outros, também o objectivo de alertar para os perigos da utilização da rede.

Ainda no âmbito deste dia europeu, o Instituto Português do Desporto e da Juventude vai promover um passatempo nacional sobre comportamentos seguros online, que vai durar quatro dias, tem início no dia 5 de Fevereiro e se destina a crianças e jovens entre os cinco e os 30 anos, que têm a possibilidade de ganhar cinco ‘kits’ de prémios diários.

Também o projecto ‘EU Kids Online’, um projecto europeu implantado em vários países que pretende aumentar o conhecimento das experiências e práticas das crianças e pais quanto aos riscos da utilização da Internet, se associa à efeméride com duas iniciativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório