Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Papa Francisco dá nome a nova avenida de Leiria

A variante rodoviária dos Capuchos, na cidade de Leiria, via que abre hoje à noite ao tráfego automóvel após um investimento de 3,5 milhões de euros, vai ter o nome avenida Papa Francisco.

Papa Francisco dá nome a nova avenida de Leiria
Notícias ao Minuto

14:50 - 15/07/15 por Lusa

País Autarquia

"Talvez seja a primeira vez que é dado o nome do papa Francisco a uma infraestrutura pública no distrito e, por ventura, no país", disse à agência Lusa o bispo da Diocese de Leiria-Fátima, António Marto, congratulando-se "com a iniciativa da Câmara de Leiria e do seu presidente por terem escolhido o nome da figura de maior credibilidade mundial".

Para António Marto, a opção "é rica de simbolismo, porque o papa está a abrir novas vias, novas avenidas para a História da Humanidade, para levar a cultura de encontro entre as pessoas e entre os povos".

O bispo, que vai marcar presença na inauguração da avenida, agendada para as 21:00, considerou tratar-se de "um bom pronúncio para a vinda do papa Francisco à diocese, em 2017, para a celebração do centenário das aparições de Fátima".

A avenida Papa Francisco liga o nó da Marinha Grande, junto ao bairro do Jericó, à entrada do bairro dos Capuchos e assume-se "como uma via estruturante para a nova estratégia de circulação rodoviária em Leiria, permitindo não só o escoamento de tráfego naquela zona da cidade, mas também conferir maior segurança a peões e automobilistas", refere uma nota de imprensa do município.

A obra, com uma extensão que de 870 metros, dá acesso "à autoestrada 19 (antigo itinerário complementar 2) através de uma rotunda já existente que foi objeto de reconfiguração e ampliação".

A nova variante contempla uma via em cada um dos sentidos, com ciclovia, e inclui, ainda, a construção/requalificação de duas rotundas, adianta a autarquia, liderada por Raul Castro, explicando que tem, também, uma alameda, exclusivamente pedonal e com pavimento diferenciado.

A câmara acrescenta que a avenida Papa Francisco "pretende retirar muito do trânsito que agora circula na rua dos Mártires, conhecida como estrada da Marinha Grande e que a autarquia prevê igualmente requalificar, de forma a garantir, em especial, a segurança dos peões numa via marcada pela intensa circulação automóvel".

A mesma nota de imprensa dá conta que a construção da avenida "custou 2,1 milhões de euros, verba que inclui cerca de 60 mil euros de trabalhos de arqueologia, já que no decurso da obra foram encontrados vestígios líticos pré-históricos", sendo que "a estes valores há ainda que somar 1,4 milhões de euros que serviram para a aquisição de terrenos".

A construção teve um financiamento comunitário de 85%, cabendo o restante valor ao município.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório