Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Cavaco defende combate às desigualdades para "sociedade melhor"

O Presidente da República distinguiu hoje o "exemplo de associativismo empresarial" dos Empresários para a Inclusão Social (EPIS) e defendeu que "o combate às desigualdades e à exclusão escolar" contribuiu para uma sociedade com "maior crescimento económico".

Cavaco defende combate às desigualdades para "sociedade melhor"
Notícias ao Minuto

13:31 - 09/07/15 por Lusa

País Presidentes

"A EPIS é um exemplo de associativismo empresarial e do modo como a sociedade civil sabe e quer responder quando é chamada a partilhar esforços e agregar vontades. As políticas ativas para valorizar a escola e mostrar aos jovens as vantagens em prosseguir os seus estudos são o valor mais seguro que podemos legar a bem do nosso futuro coletivo", afirmou Cavaco Silva.

No encontro EPIS 2015 "A construir o futuro", que decorreu no antigo Museu dos Coches, em Lisboa, o Chefe de Estado distinguiu o presidente da direção da associação, Luís Palha da Silva, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, e o diretor-geral, Diogo Simões Pereira, como comendador da Ordem do Mérito.

A EPIS nasceu de um apelo que Cavaco Silva fez a 25 de Abril de 2006 para "um compromisso cívico para a inclusão social" e a educação enquanto via privilegiada de combate à exclusão, como recordou, assinalando que nove anos depois a associação tem 350 empresas associadas e parceiros que contribuíram para o sucesso escolar de mais de 18 mil alunos em 300 escolas de 36 concelhos.

Para o Presidente da República, "o que está em causa no combate às desigualdades e à exclusão social não é só a capacidade de cada jovem vir a ser um cidadão pleno, apto a vencer os obstáculos da vida e a participar com o seu talento na sociedade".

"Acontece também que, por essa via, se contribui para uma sociedade melhor, mais justa e com maior crescimento económico. Esta certeza tem feito o seu caminho e a consciência coletiva da importância da educação é hoje cada vez mais nítida, tal como também já hoje se trabalha num espírito de grande cooperação, envolvendo todas as partes interessadas, alunos, escolas, famílias, autarquias, empresários", afirmou.

Cavaco Silva apelou a que se persista "no ambicioso caminho já trilhado, alargando horizontes e círculos de cooperação, levando cada vez mais jovens ao caminho do sucesso escolar".

"Confio que será crescente o número de associados e parceiros, que à EPIS se juntarão mais e mais mediadores, voluntários e apoios institucionais, no que constituiu um verdadeiro projeto de dimensão nacional", afirmou.

"O notável trabalho desenvolvido pela EPIS merece ser louvado e apoiado com entusiasmo. Constitui um caso de sucesso de combinação de visão empresarial e de cultura cívica de responsabilidade social, que teve já uma ação decisiva sobre a vida de muitos milhares de jovens", sublinhou.

No mesmo sentido, Luís Palha, quando agradeceu a condecoração imposta por Cavaco Silva, disse esperar que a relação com a Presidência da República prossiga, já que esta foi a última cerimónia anual da EPIS com o patrocínio do atual Chefe de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório