Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Incêndio de Tomar a ceder nessa frente mas ativo em Abrantes e Barquinha

O incêndio que deflagrou às 12:54 no concelho de Tomar está a ceder nessa zona e em resolução no concelho de Constância, mas mantém-se ativo nos concelhos de Abrantes e Vila Nova da Barquinha, disse fonte da proteção civil.

Incêndio de Tomar a ceder nessa frente mas ativo em Abrantes e Barquinha
Notícias ao Minuto

21:46 - 07/07/15 por Lusa

País Proteção Civil

Filipe Regueira, comandante da sala de operações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, disse à Lusa que estão neste momento 500 operacionais no terreno, apoiados por 147 viaturas e algumas máquinas de rasto, tendo os sete meios aéreos que ajudaram no combate regressado à base com o cair da noite.

O fogo, marcado por inúmeras projeções -- algumas das quais entraram na vila de Constância, sem que se tenham registado incidentes -, levou a que dois civis fossem assistidos por situações de ansiedade e três bombeiros com ferimentos ligeiros ou por inalação de fumos ou por exaustão.

Uma viatura, de um "curioso", ardeu na freguesia de Asseiceira, segundo fonte da proteção civil de Tomar.

A A23 e a A13 foram cortadas ao trânsito cerca das 18:00, a primeira entre o nó da Atalaia e o nó de Constância Sul e a segunda no primeiro nó à saída da A23 no sentido Torres Novas/Tomar, mantendo-se essa situação por volta das 21:15, confirmou à Lusa fonte da GNR.

Filipe Regueira disse à Lusa que as corporações do distrito de Santarém estão a ser auxiliadas por reforços dos distritos de Lisboa (com dois grupos de combate), Setúbal e Évora (com grupos de reforço para ataque ampliado), Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Aveiro e Coimbra.

Segundo a informação disponível na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o incêndio continua com três frentes ativas em povoamento de eucalipto, mato e agrícola, tendo sido retirada a referência a vários pontos sensíveis, nomeadamente habitações, como constou durante a tarde.

O comandante de sala confirmou que arderam dois barracões agrícolas, havendo indicação de que o fogo poderá ter afetado "uma ou outra casa" sem que haja qualquer informação de que fossem habitadas.

Filipe Regueira afirmou que nenhuma povoação teve que ser evacuada, nem houve qualquer pedido para eventuais desalojados.

A concentração de meios na defesa das casas e dos aglomerados populacionais levou que a linha de fogo avançasse mais na mancha florestal, levando a que o fogo atingisse aí maiores proporções e demore mais tempo a ser controlado, disse.

No concelho de Constância, o fogo estendeu-se desde a foz do rio Zêzere até Falagueiro, frente que está em resolução, e desde o Tejo até Martinchel, no concelho de Abrantes, tendo sido dominado entre o Tejo e a A23, adiantou.

Foi esta frente de fogo que provocou projeções para dentro da vila de Constância, disse.

O comandante distrital adiantou à Lusa que o incêndio mantém-se ativo porque foi preciso consolidar as zonas que tinham insuficiência de meios para que o incêndio possa ser dado como em resolução nas próximas horas.

Segundo Mário Silvestre, mantém-se algum vento, embora tenha diminuído significativamente a sua intensidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório