Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Risco de incêndio de muito elevado a máximo em regiões do interior

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio florestal, de muito elevado a máximo, no Interior de Portugal continental, onde são esperadas temperaturas máximas superiores a 35ºC, na quarta e quinta-feira.

Risco de incêndio de muito elevado a máximo em regiões do interior
Notícias ao Minuto

20:12 - 07/07/15 por Lusa

País ANPC

Num aviso dirigido à população, a ANPC aponta o tempo seco e vento moderado, por vezes forte, como condições favoráveis para a eventual deflagração e propagação de fogos florestais nos próximos dois dias.

A ANPC precisa que a humidade relativa do ar esperada no interior será inferior, de dia, a 20 por cento e, de noite, não ultrapassará 40 por cento.

Quanto ao vento, será moderado no Litoral e pontualmente forte nas terras altas das regiões Norte e Centro, entre o final do dia de quarta-feira e a manhã de quinta-feira.

Na nota, a Autoridade Nacional de Proteção Civil lembra que, de acordo com a lei, não é permitida a realização de queimadas, fogueiras para recreio e lazer ou para confeção de comida, assim como fumar e fazer lume em zonas florestais e caminhos ou estradas que os circundem, lançar foguetes e balões com mecha acesa e usar equipamentos de queima e combustão para cozinhar alimentos ou iluminar.

A fumigação ou a desinfestação em apiários só pode ser efetuada com fumigadores que estejam equipados com "dispositivos de retenção de faúlhas". As máquinas utilizadas nas atividades agrícola e florestal devem ser mantidas limpas de óleos e poeiras e ser abastecidas "a frio em local com pouca vegetação".

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, disponíveis no seu portal, os distritos mais quentes serão, na quarta-feira, Portalegre (37ºC), Castelo Branco, Évora e Beja (38ºC).

Na quinta-feira, com temperaturas esperadas acima dos 35ºC, estarão Bragança, Vila Real, Viseu (36ºC), Évora, Beja (38ºC), Castelo Branco e Portalegre (39ºC).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório