Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Nuno Crato lembrou "referência na educação" em Portugal

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, lembrou hoje Maria de Jesus Barroso como "uma referência na educação" em Portugal, enaltecendo a sua "vida de luta pela liberdade e pela democracia".

Nuno Crato lembrou "referência na educação" em Portugal
Notícias ao Minuto

12:35 - 07/07/15 por Lusa

País Maria Barroso

"O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, relembra Maria Barroso como uma referência na educação em Portugal. Tendo sido professora e diretora do Colégio Moderno, marcou essa instituição e a prática educativa no nosso país com grandes valores humanistas, com a sua extraordinária capacidade para associar sempre a exigência à simpatia, ao afeto humano e à tolerância", adianta o ministério da Educação e Ciência em nota enviada às redações.

"Dedicou a sua vida à luta pela liberdade, pela democracia, pela educação e a múltiplas causas sociais. A dignidade com que viveu e defendeu as causas em que acreditou, o sentido de justiça, a solidariedade e o respeito pelos outros são uma referência e uma marca de uma vida cheia de grandeza na sua simplicidade", acrescenta a nota, que lamenta "profundamente o falecimento" de Maria Barroso, endereçando "as mais sentidas condolências" à família.

A Pro Dignitate -- Fundação de Direitos Humanos, fundada Maria Barroso, emitiu também um comunicado em que afirma estar "de luto pelo falecimento da sua presidente".

"A Direção da Fundação, seus colaboradores e voluntários manifestam a sua profunda dor pela perda da sua fundadora", acrescenta o comunicado.

Maria de Jesus Barroso morreu hoje, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave desde 26 de junho, após uma queda.

O corpo de Maria Barroso Soares estará em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório