Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Sampaio da Nóvoa evoca "figura maior do Portugal da liberdade"

O candidato à Presidência da República Sampaio da Nóvoa evocou Maria de Jesus Barroso, hoje falecida, como "uma figura maior do Portugal da liberdade, da cultura e da consciência social".

Sampaio da Nóvoa evoca "figura maior do Portugal da liberdade"
Notícias ao Minuto

11:01 - 07/07/15 por Lusa

País Maria Barroso

"A Dr.ª Maria de Jesus Barroso é uma figura maior do Portugal da liberdade, da cultura e da consciência social. A sua coragem, sempre presente, é um exemplo para todos nós", afirmou António Sampaio da Nóvoa, em comunicado.

O candidato presidencial e antigo reitor da Universidade de Lisboa disse partilhar "o silêncio e a dor com a sua família e amigos".

"Não há nada que possa substituir a presença, mas a memória da Dr.ª Maria de Jesus Barroso prolonga-se muito para além do seu tempo e deixa-nos uma história que temos a obrigação de continuar", afirmou Sampaio da Nóvoa.

Maria Barroso, presidente da Fundação Pro Dignitate, fundadora do PS e mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, tinha 90 anos e estava internada, em estado grave, desde 26 de junho, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.

O corpo de Maria Barroso Soares vai estar em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a família informa que o funeral seguirá para o Cemitério dos Prazeres após a missa de corpo presente, que terá lugar às 10:00 na Igreja do Campo Grande.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório