Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Vítor Ramalho lamenta morte de "personalidade ímpar e excecional"

O ex-presidente da Cruz Vermelha Vítor Ramalho destacou Maria Barroso, que morreu hoje aos 90 anos, como uma "personalidade ímpar, excecional, da cultura, da pedagogia, da solidariedade e da fé".

Vítor Ramalho lamenta morte de "personalidade ímpar e excecional"
Notícias ao Minuto

09:51 - 07/07/15 por Lusa

País Maria Barroso

Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, morreu hoje às 05:20, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada, em estado grave, desde 26 de junho, devido a um traumatismo intracraniano, disse fonte do hospital.

Em declarações à agência Lusa, Vítor Ramalho, seu amigo pessoal, enalteceu o trabalho de Maria Barroso do ponto de vista político, humanitário e cultural.

"Maria Barroso era uma personalidade impar, da cultura da pedagogia da direção, da solidariedade e da fé. Ela vai marcar como exemplo este período tão perturbado dos povos e dos países, tão ausente de valores e princípios", referiu o antigo secretário de Estado.

Vítor Ramalho, que foi membro do conselho de administração da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) quando Maria Barroso estava na presidência da institução e mais tarde vice-presidente da associação Pro Dignitate, sublinhou à Lusa "ter tido o privilégio de a conhecer e trabalhar com ela".

"Ela foi uma pessoa verdadeiramente excecional e marcou a vida com atos que dão bem conta da determinação e solidariedade perante os outros e perante os povos que se exprimem em português", declarou.

Vítor Ramalho lembrou também o "percurso marcante" de Maria Barroso na área do teatro e da poesia, nomeadamente o seu papel importante na divulgação em bairros pobres e carenciados.

"Quero lembrar também que, do ponto de vista político, Maria Barroso foi uma mulher que nasceu sob a marca da liberdade. Primeiro com o pai e depois com Mário Soares, seu companheiro durante 67 anos", salientou.

O ex-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa lembrou ainda que Maria Barroso foi deputada interventiva e dirigente do Colégio Moderno, por onde passaram gerações de jovens marcados pela sua pedagogia e defesa "intrépida de valores e princípios".

Maria Barroso estava internada desde 26 de junho devido a uma queda, foi-lhe depois diagnosticado um derrame intracraniano e entrou em coma no mesmo dia.

Casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel.

Foi atriz e uma das fundadoras, em 1973, do Partido Socialista, liderado por Mário Soares.

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar.

Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu Soares.

O corpo de Maria Barroso Soares estará em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório