Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Governo assina protocolo para combater isolamento e solidão dos idosos

Os ministros da Administração Interna e da Solidariedade Social assinam esta quinta-feira um protocolo para combater o isolamento e solidão dos mais idosos, tendo a GNR sinalizado, no ano passado, cerca de 23 mil pessoas a viver nestas condições.

Governo assina protocolo para combater isolamento e solidão dos idosos
Notícias ao Minuto

09:14 - 01/02/13 por Lusa

País Ministro

O protocolo de cooperação, que vai ser assinado pelos ministros Miguel Macedo e Pedro Mota Soares, tem por objectivo garantir "uma melhor articulação entre os organismos que atuam nesta área, de forma a promover um aumento da qualidade de vida e do sentimento de segurança dos cidadãos mais idosos".

Segundo o protocolo, o Ministério da Administração Interna (MAI) e o Ministério da Solidariedade e Segurança Social (MSS) comprometem-se a "fortalecer as parcerias locais com os serviços de segurança social", e a "garantir uma estreita articulação entre as forças de segurança e a linha nacional de emergência social – linha 144".

Os dois ministérios responsabilizam-se também em "garantir a partilha de informação entre as forças de segurança e os serviços sociais do Instituto da Segurança Social (ISS) e, no caso de Lisboa, a Santa Casa de Misericórdia (SCML), por forma a permitir uma eficaz intervenção conjunta no combate ao isolamento e à solidão dos idosos e ao sentimento de insegurança".

No âmbito do protocolo será ainda garantida "a identificação de um interlocutor privilegiado" nas forças de segurança, para os serviços distritais do ISS e para a SCML.

O protocolo estabelece "as bases de compromisso" para "a promoção de acções de cooperação conjuntas que permitam uma parceria e actuação contígua eficaz, uma melhor comunicação e eficácia nas áreas de intervenção respectivas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório