Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

"Rui Moreira perdeu uma oportunidade para estar calado"

Palavras são de Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e responsável pela autoridade de gestão dos fundos europeus.

"Rui Moreira perdeu uma oportunidade para estar calado"
Notícias ao Minuto

08:40 - 05/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Emídio Gomes

A Área Metropolitana do Porto e Emídio Guerreiro estão em ‘pé de guerra’ devido à proposta deste último para o pacto de desenvolvimento e coesão territorial. Em causa, explica o Jornal de Notícias, a diminuição para 129 milhões de euros dos 238 que foram candidatados.

Mas o responsável garante, em declarações ao Jornal de Notícias, que a Área Metropolitana do Porto (AMP) “não tem razão de queixa”.

“Há dois envelopes: o de 492 milhões de euros dos pactos e o de 385 milhões do eixo urbano. E, neste eixo, há 17 municípios da AMP num total de 29 cidades do Norte abrangidas”, explica.

E por esta razão defende que a “AMP tem, de uma vez por todas, que perceber que faz parte de uma região e tem a obrigação de, na liderança natural desse espaço, olhar para a região como um todo, não como algo que acaba dentro dos seus limites”.

Quem também é alvo de sugestões por parte de Emídio Gomes é o presidente da Câmara Municipal do Porto.

O autarca da Invicta criticou o processo levado a cabo para a definição dos critérios para a distribuição de fundos no processo overbooking, mas na opinião de Emídio Gomes, Rui Moreira “perdeu uma excelente oportunidade para estar calado”, pois, garante, a autarquia do Porto tem “beneficiado deste processo, dada a sua isenção e transparência”.

E mais. O responsável pela autoridade de gestão dos fundos europeus sublinha ainda que “a Câmara do Porto deveria estar agradecida ao seu anterior presidente, pois herdou uma situação muito boa resultante da excelente gestão financeira da autarquia por parte de Rui Rio”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório