Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Casal greco-português com "melhor padaria de Berlim" torce pelo "não"

Paula e George partilham a vida profissional e pessoal em Berlim. Em comum, além de um filho, têm um projeto que se chama "Bekarei", uma padaria, eleita como a melhor de Berlim num programa de entretenimento televisivo alemão.

Casal greco-português com "melhor padaria de Berlim" torce pelo "não"
Notícias ao Minuto

14:10 - 04/07/15 por Lusa

País Grécia

Paula Gouveia, 41 anos, é natural de Leiria mas vive na Alemanha há cerca de 20 anos, desde que veio para o país estudar ao abrigo do programa Erasmus. George Andreadis, 39 anos, é filho de emigrantes gregos na Alemanha.

"Apesar de não estar lá [na Grécia], os meus pais estão, a minha visão é muito interna. Os meus pais também fazem fila para levantar dinheiro e para receberem as suas pensões", conta George Andreadis ao explicar que se sente mais grego do que alemão.

Se votasse no domingo, George responderia "não" à pergunta do referendo grego que visa decidir se as novas medidas propostas pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional devem ser implementadas no país.

"Acho que finalmente há uma oportunidade para o país lutar pelo respeito que merece. A Grécia tem vindo a depender de ajuda financeira internacional, mas este dinheiro não é necessariamente uma ajuda, não é algo que tenha trazido as mudanças que o país precisa", explica George.

Paula Gouveia arrisca a comparação entre a Grécia e Portugal e considera que os portugueses não passarão pela mesma situação. "Acho que os portugueses fazem o que lhes dizem. Nós criticamos mas ninguém vai para as ruas protestar. Os gregos deram outra luta. Não vejo ninguém em Portugal como o Syriza", descreve Paula.

O casal greco-português prepara-se agora para passar férias na Grécia no mês de julho e considera que a melhor forma de contribuir para a sustentabilidade do país é ajudar um dos pilares da economia grega, o turismo.

O casal confessa que as reações dos amigos e colegas alemães, quanto ao destino de férias, foram bastante negativas. "Dizem que é uma péssima ideia, que não se pode levantar dinheiro em lado nenhum. De acordo com eles, o turista é um alvo porque viaja com a mala cheia de dinheiro. Estamos a falar da Grécia, Europa! Até parece que estamos a falar de terrorismo! Se nem um grego pode ir ao seu país, quem pode", indigna-se a portuguesa radicada na Alemanha.

George descansa ao pensar que, apesar da situação de miséria e fome que muitos gregos enfrentam, a população não perdeu a "identidade grega". "Ainda vemos as pessoas nas ruas, a serem elas próprias. Ninguém perdeu o seu sentido de cultura grega, as pessoas não ficam em casa", descreve George Andreadis.

Neste domingo, os gregos vão às urnas para responder, em referendo, se deverá ser aceite o projeto apresentado pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no Eurogrupo de 25/06/2015.

A pastelaria "Bekarei" na capital alemã foi convidada no ano passado por um programa televisivo alemão para competir pelo título de "A melhor padaria da Alemanha". No final ganhou o título da melhor em Berlim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório