Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Cursos estão por aprovar mas ensino profissional já tem turmas cheias

A procura de cursos profissionais continua a aumentar e alguns alunos não terão espaço nos cursos que desejam.

Cursos estão por aprovar mas ensino profissional já tem turmas cheias
Notícias ao Minuto

08:36 - 02/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Educação

O ensino profissional está a tornar-se uma opção de referência no ensino português, tendo passado, nos últimos dez anos, de 34.399 alunos, em 2004, para 177.699, em 2014.

Neste momento, as escolas estão a receber pré-inscrições para os cursos profissionais do próximo ano letivo, contudo muitas das turmas já se encontram cheias.

“Já tenho alunos para fazer duas turmas, mas sei que só devo ter uma aprovada e por isso vou ter de fazer uma seleção”, explica José Eduardo Lemos, diretor da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, ao Diário de Notícias.

Na Escola Profissional de Tondela, os cursos de cozinha e restauração já estão cheios, enquanto mecatrónica automóvel, manutenção eletromecânica e robótica industrial” têm uma procura “positiva”, revela o diretor José António Dias.

A aprovação dos cursos profissionais esteve prometida para 30 de junho, garante Luís Costa, responsável pelas escolas do setor profissional, mas ainda não há novidades.

O crescimento dos cursos profissionais é de grande relevância, já que dois terços dos jovens que saem por esta via conseguem um trabalho a tempo inteiro logo após concluído o curso. Este ensino representava 9% dos alunos em 2004, enquanto atualmente representa dois terços do total dos estudantes do secundário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório