Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Banco de Portugal inibe 30 pessoas de funções de administração

Os casos acabam por ser muito difíceis de provar.

Banco de Portugal inibe 30 pessoas de funções de administração
Notícias ao Minuto

12:39 - 01/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Bancos

Desde 2005, o Banco de Portugal inibiu 30 pessoas de funções de administração, gerência, direção ou chefia em instituições financeiras e instaurou processos que envolvem 200 pessoas.

Os dados foram divulgados num relatório que o supervisor é agora obrigado a publicitar, coisa que não acontecia com o objetivo de proteger o mercado (sistema financeiro, instituição e confiança pública), conta o jornal i.

Muitos destes processos estão ainda pendentes, pois são casos difíceis de provar e resolver em tribunal. O economista João Duque refere que o Ministério Público tem grande tendência para perder estes casos pois os “advogados privados, do lado da defesa, dão dez a zero, são muito bons”.

As punições nestes casos podem incluir coimas, perda do benefício económico, perda do objeto de infração e de objetos pertencentes ao agente relacionados com a prática da infração e inibição do exercício de cargos.

Joõ Rendeiro (BPP), António Guerreiro (Banco Finantia), Oliveira Costa (BPN) e Jorge Jardim Gonçalves (BCP) são alguns dos banqueiros que tiveram de apresentar-se em tribunal para defender-se de acusações gestão indevida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório