Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Fez-se passar por agente de jogadores para lavar milhões em Portugal

A rede internacional contava com a ajuda de portugueses para branquear dinheiro proveniente do tráfico de droga.

Fez-se passar por agente de jogadores para lavar milhões em Portugal
Notícias ao Minuto

07:31 - 01/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Espanha

A rede liderada, a partir de Espanha, por um homem que se fazia passar por agente de jogadores de futebol, tinha em Lisboa uma base para branquear lucros de tráfico de droga.

A Polícia Nacional espanhola em cooperação com a Polícia Judiciária deteve 28 pessoas em Portugal nos últimos meses, dá conta o Jornal de Notícias.

A organização tinha uma empresa de fachada do ramo financeiro, com estabelecimentos em Lisboa, Madrid, Barcelona e Vigo, que ganha 5% de comissão para proceder ao branqueamento de vários milhões de euros provenientes do narcotráfico.

O dinheiro era transportado para Portugal de carro, entregue em mão nas empresas e transferido posteriormente para países sul-americanos.

O esquema contava ainda com a ajuda de funcionários de agências bancárias. Sabe o Jornal de Notícias que foram movimentados desta forma mais de 50 milhões de euros.

O cabecilha, ex-jogador montenegrino, estabeleceu uma rede de contactos até à Austrália. Na sua vivenda, em Madrid, foram apreendidos 773 mil euros, além de que contava com a ajuda de ex-militares sérvios que faziam a importação da droga.

A cocaína era levada para Espanha em navios e veleiros, um deles chegou mesmo a ser intercetado na Horta (Açores), no final de maio, com mais de uma tonelada daquele estupefaciente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório