Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sintomas alérgicos de crianças não estarão relacionados com a praia

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu não haver relação entre os sintomas na pele das crianças hoje assistidas na Praia de Carcavelos, em Cascais, e a prática balnear.

Sintomas alérgicos de crianças não estarão relacionados com a praia
Notícias ao Minuto

21:02 - 30/06/15 por Lusa

País Carcavelos

Em resposta a questões colocadas pela agência Lusa, o gabinete de comunicação da ARSLVT esclareceu que, após análises feitas pelas autoridades de Saúde e "face à avaliação da situação, não parece haver relação entre o aparecimentos das queixas e a prática balnear".

A ARSLVT explicou que a Autoridade de Saúde de Cascais foi alertada para "um conjunto de crianças com queixas de prurido e alterações cutâneas", cerca das 12:00 de hoje.

Deslocados ao local, conta a ARS, a Autoridade de Saúde apurou que se tratava de "de 64 crianças, que integravam um grupo de 250, que tinham estado na véspera no Parque Dos Moinhos da Ajuda, tendo algumas delas iniciado queixas semelhantes".

"As queixas atenuavam-se quando as crianças ficavam abrigadas da exposição solar (o que configura que ocorreu reação de exacerbação por fotossensibilização cutânea).Duas crianças que integravam outro grupo de jovens apresentaram queixas de prurido relacionadas com exposição solar e prurido localizado", refere a nota.

A ARSLVT assegurou ainda que as Autoridades de Saúde estão ainda a acompanhar a situação, "não havendo até ao momento motivos de preocupação relacionados com a prática balnear".

Sessenta e quatro crianças foram assistidas ao final da manhã, na praia de Carcavelos, por apresentarem "lesões cutâneas urticariformes", tendo sido duas delas transportadas para o Hospital São Francisco Xavier mas que, entretanto, já tiveram alta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório