Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sabia que tem direito a consultar ao seu processo clínico?

Todos os portugueses podem aceder ao seu processo clínico, apesar de a maioria o desconhecer.

Notícias ao Minuto

20:17 - 30/06/15 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

A maioria dos utentes não sabe que aceder ao seu processo clínico é um direito que lhe assiste. Foi a pensar nisso que a Associação Fazedores de Mudança criou uma campanha de esclarecimento no sentido de alertar os portugueses em matéria de saúde.

Através da campanha ‘Informação de Saúde: Mais transparência, melhor decisão’, a organização explica o que deve ser feito para que os pacientes tenham acesso aos resultados dos seus exames, conta o Público.

O acesso ao processo clínico pode ser pedido no hospital ou centro de saúde, tendo a instituição um prazo de 10 dias para o conceder ao requerente. Em caso de recusa, a data limite é de 20 dias, mas o paciente tem sempre a possibilidade de recorrer ao provedor de Justiça.

“Em Portugal nunca se fez uma campanha de sensibilização sobre o acesso à informação em saúde, que é toda aquela que consta do processo clínico e a que se prende com os instrumentos de diagnóstico. É possível afirmar que a esmagadora maioria dos portugueses não conhece os seus direitos de acesso à informação nesta área”, explicou ao Público a presidente de direção da Associação Fazedores da Mudança.

A campanha em causa arranca amanhã com a apresentação do livro ‘O Acesso à Informação de Saúde. Direitos, Procedimentos e Garantias’. Toda a informação pode ser acedida aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório