Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Marcha-corrida hoje na praia de Faro contra exploração de petróleo

A praia de Faro recebe hoje à tarde uma marcha-corrida contra a exploração de petróleo no Algarve, que poderá também ser acompanhada em caiaque, ao longo da ria Formosa, disse fonte da organização.

Marcha-corrida hoje na praia de Faro contra exploração de petróleo
Notícias ao Minuto

06:24 - 28/06/15 por Lusa

País Algarve

A iniciativa é da Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP), que quer alertar os cidadãos para os problemas que poderão decorrer da extração de hidrocarbonetos na costa algarvia, cujo arranque está previsto para outubro, explicou à Lusa um dos membros da plataforma.

A plataforma exige obter esclarecimentos sobre o processo e conhecer os termos acordados nos contratos com as empresas de exploração, as contrapartidas para o país e os estudos realizados sobre o impacto desta atividade na região - de alta atividade sísmica - em termos ambientais, turísticos e económicos.

A marcha-corrida tem início às 16:00 à entrada da praia de Faro, mas a organização preparou ainda um percurso para caiaque em que o ponto de partida é o centro náutico da doca de Faro, às 14:30.

No final, os participantes vão reunir-se para um convívio onde será debatida a necessidade de fazer do Algarve uma região sustentável do ponto de vista ambiental.

A PALP está também a desafiar os deputados eleitos pelo Algarve a participar num debate sobre esta questão e a solicitar reuniões com as 16 autarquias algarvias.

A Repsol é uma das empresas que assinaram com o Estado Português um contrato para prospeção e exploração de gás natural e petróleo no Algarve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório