Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Infarmed: "Não há casos de mortes associadas à Diane 35 em Portugal"

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) adianta, em declarações ao Notícias Ao Minuto, que não foram identificados casos de morte nem de tromboembolismo em Portugal associados à toma da pílula Diane 35, ao contrário do que aconteceu em França, onde o medicamento foi associado a quatro mortes, uma situação que levou à sua suspensão no país.

Infarmed: "Não há casos de mortes associadas à Diane 35 em Portugal"
Notícias ao Minuto

16:15 - 30/01/13 por Eudora Ribeiro

País Pílula

A Agência Francesa de Segurança do Medicamento (ANSM) anunciou hoje a suspensão da comercialização da pílula Diane 35 por motivos de segurança, depois de o medicamento, indicado para o tratamento da acne e utilizado como contraceptivo, ter sido associado a quatro mortes em França.

Questionado pelo Notícias Ao Minuto sobre se a Diane 35 também pode ser suspensa em Portugal, o Infarmed indicou apenas que não há casos identificados em Portugal como os registados em França. “Não foi comunicado nenhum caso de tromboembulismo ou morte associada à Diane 35 em Portugal”, adiantou Pedro Faleiro, do gabinete de imprensa da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

O Infarmed já tinha frisado, em comunicado, na segunda-feira, que se sabe “desde há anos, que as pílulas combinadas acarretam um risco muito raro de tromboembolismo e que “não existem razões para as mulheres pararem de tomar o seu contraceptivo”, mas adiantou que “em caso de dúvida, as mulheres devem discutir este assunto com o médico assistente”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório