Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Ex-deputado socialista condenado a 11 anos de cadeia por corrupção

O vereador da Câmara de Figueiró dos Vinhos e antigo deputado do PS, Carlos Lopes, foi condenado pelo tribunal da Sertã a 11 anos de prisão por 15 crimes de corrupção passiva para acto lícito e dois de peculato, avança o Jornal de Notícias (JN).

Ex-deputado socialista condenado a 11 anos de cadeia por corrupção
Notícias ao Minuto

07:03 - 30/01/13 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

O caso remonta às eleições autárquicas de 2005 e envolve a angariação de financiamento por parte do antigo deputado socialista Carlos Lopes para a campanha do colega de partido Fernando Manata à Câmara de Figueiró dos Vinhos.

Seis anos depois, em 2011, o tribunal de Figueiró dos Vinhos absolveu Carlos Lopes, mas o tribunal da Relação de Coimbra decidiu, depois de apresentado um recurso pelo Ministério Público, repetir o julgamento na comarca da Sertã.

Posto isto, Carlos Lopes conheceu segunda-feira a sentença: 11 anos de prisão, por 15 crimes de corrupção passiva para acto lícito e dois de peculato.

A acusação sustentava que o arguido tinha persuadido empresários da construção civil a financiarem a campanha de Manata, com a promessa de adjudicação de obras, invocando para isso o seu cargo de deputado e recorrendo às instalações parlamentares para reunir com os empreiteiros.

Com estas reuniões, acrescenta o JN, Carlos Lopes angariou 39 mil euros em donativos (15 crimes de corrupção passiva), desviou 3800 euros da autarquia para despesas de campanha (dois crimes de peculato), e recebeu 29 mil euros pela subvenção da campanha de Fernando Manata.

O advogado do arguido considera que a pena “é cruel e completamente desusada na nossa administração da justiça, mesmo que se aceitasse, o que não aceito, que se tivesse feito prova dos factos”.

Já Carlos Lopes salienta o facto de ter sido absolvido no primeiro julgamento e de, no segundo, na comarca da Sertã, ter ouvido a juíza afirmar que ele não retirou “qualquer vantagem ou benefício pessoal” dos crimes de que era acusado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório