Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Maestro que gastou dinheiros públicos em lingerie, jóias e viagens deve conhecer decisão do tribunal

O colectivo de juízes da 7.ª Vara Criminal de Lisboa comunica esta terça-feira se condena ou absolve o maestro Miguel Graça Moura, acusado de utilização indevida de 720 mil euros do erário público e de falsificação de documento.

Maestro que gastou dinheiros públicos em lingerie, jóias e viagens deve conhecer decisão do tribunal
Notícias ao Minuto

06:10 - 29/01/13 por Lusa

País Justiça

A leitura do acórdão esteve marcada para 17 de Dezembro do ano passado e, posteriormente, para 15 de Janeiro.

O primeiro adiamento foi para acrescentar factos apurados durante as audiências e o segundo para que a defesa se pronunciasse sobre novas alterações.

A leitura da decisão está marcada para hoje, às 09h30, na sétima Vara Criminal de Lisboa, sendo o colectivo de juízes presidido por Filipa Valentim.

Graça Moura presidiu à Associação de Música, Educação e Cultura (AMEC), de 1992 a 2003, e foi acusado pelo Ministério Público (MP) de, entre outros artigos, ter gasto 720 mil euros em artigos de lingerie masculina e feminina, compras em supermercado, mobiliário, gravadores, aparelhagens áudio, vinhos, charutos, jóias, viagens e obras de arte.

O MP destaca que Miguel Graça Moura não fazia distinção entre despesas da AMEC e pessoais, utilizando indistintamente cartões da AMEC, que integra a Orquestra Metropolitana, e de contas de que era titular.

A acusação diz também que o maestro viajou para os Estados Unidos, Argentina, México, Tailândia e Singapura, despendendo um total de 214.377 euros.

Em despesas de restaurante, em Portugal e no estrangeiro, Graça Moura gastou mais de 80 mil euros.

O MP destaca ainda despesas de 52.542 euros em livros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório