Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

PS questiona Anabela Rodrigues sobre acidentes com tratores

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista questionou a ministra da Administração Interna acerca da sinistralidade envolvendo tratores, nomeadamente qual o orçamento de 2015 para ações de sensibilização e quais as datas em que ocorrerão, divulgou hoje o partido.

PS questiona Anabela Rodrigues sobre acidentes com tratores
Notícias ao Minuto

13:07 - 08/06/15 por Lusa

País Ministra

O Grupo Parlamentar do PS colocou três questões a Anabela Rodrigues, pedindo esclarecimentos sobre "qual o programa e respetivo calendário das ações de sensibilização/formação que visem a redução da sinistralidade relacionada com os tratores agrícolas e florestais" para 2015, qual a entidade responsável por organizar e acompanhar a formação e qual o investimento previsto para as ações.

Os socialistas justificam no documento as perguntas à ministra da Administração Interna com o elevado número de acidentes ocorridos com tratores agrícolas e florestais, "sendo esses acidentes acompanhados de um número bastante considerável de vítimas mortais e feridos graves".

"Conforme os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Portugal continua a ser um dos países europeus com a taxa de mortalidade mais elevada relativamente aos acidentes com tratores", refere o Grupo Parlamentar socialista.

Segundo dados revelados em março deste ano pela GNR, três em cada quatro acidentes de trator resultam na morte dos passageiros e 70 por cento das vítimas resultam de capotamentos.

A pergunta assinada pelos deputados Jorge Fão e Rui Paulo Figueiredo refere ainda que "apesar dos esforços legislativos", os números da sinistralidade "tardam em reduzir", apontando como principais fatores a falta de manutenção, a fadiga provocada pelas horas de trabalho, o excesso de carga, as características dos terrenos, a idade dos veículos, a idade avançada dos condutores e o desrespeito pelas normas de segurança.

"A prevenção, a sensibilização e a formação são importantes e deveriam ser constantes, o que contrasta com o que se tem verificado, nomeadamente no ano de 2014, em que apenas foram realizadas duas operações nacionais vocacionadas para a sensibilização dos condutores", continua a nota.

Entre janeiro de 2013 e julho de 2014, a GNR registou 256 acidentes com tratores agrícolas no continente, que provocaram 115 vítimas mortais e 83 feridos graves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório