Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Encontro de Marionetas com espetáculos internacionais

O 1.º Encontro Internacional de Marionetas "EI!!!" leva a Gondomar até domingo mais de uma dezena de espetáculos nacionais e internacionais, exposições e conversas abertas com pessoas ligadas a esta arte, indicou a organização.

Encontro de Marionetas com espetáculos internacionais
Notícias ao Minuto

12:09 - 04/06/15 por Lusa

Cultura Gondomar

Ao longo de quatro dias, os caminhos da marioneta vão ter a Gondomar, distrito do Porto, num encontro que é fruto de uma parceria entre a câmara local e a Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, que tem sede neste concelho.

O "EI!!!", conforme destacaram a responsável da companhia, Carla Ribeiro, e o vereador da Cultura da câmara de Gondomar, Luís Filipe de Araújo, pretende envolver a comunidade.

São exemplo desse objetivo a apresentação das peças "Foral de Gondomar", um trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Valbom que junta cerca de cem participantes ou "A Princesa Valente" que é o resultado do trabalho do Agrupamento de Escolas À Beira D'Ouro do pré-escolar de Gondomar, produzido pela companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.

No que se refere a participações internacionais, destaca-se, ambos em cena no Multiusos de Gondomar, o espetáculo de sexta-feira (21:30), a cargo da italiana Riserva Canini Teatro, bem como o "Caminos" da espanhola Maria Parrato que estará em cena no domingo (15:00) com teatro dedicado à infância.

O "EI!!!" conta com vários espetáculos até domingo, mas o dia de sábado fecha com uma "inovação" pois, através do "Meet the Frumbles", uma orquestra de criaturas robóticas de tecido, o mundo da marioneta vai estender-se ao mundo da robótica, com figuras que pedem ao espetador para ser o seu manipulador, um projeto premiado na Computer Entertainment 2014 International Conference que será apesentado à noite na Casa Branca de Gramido.

Com o "EI!!!" a organização quer "mostrar a essência da marioneta quer no seu universo mais tradicional, quer através de espetáculos mais contemporâneos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório