Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Há alegadas más práticas no Santa Maria, mas ninguém investiga

Além das denúncias feitas por um médico, um estudo recente tem conclusões preocupantes.

Há alegadas más práticas no Santa Maria, mas ninguém investiga
Notícias ao Minuto

11:17 - 30/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Hospital

O Expresso noticia este sábado que nem a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) nem o Tribunal de Contas (TC) abriram qualquer inquérito às suspeitas de más práticas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Em causa estão as denúncias feitas por parte de um médico do hospital, Miguel Oliveira da Silva, que deu conhecimento de casos de compra de material clínico sem caderno de encargos, conflitos de interesse e corrupção.

Elizabet Fernandes, da Divisão de Controlo da Atividade e Planeamento, explicou ao semanário que a IGAS “não interveio, porque a matéria denunciada não se enquadra no âmbito das atribuições da auditoria. A hipótese não está excluída, mas não é para agora”, já que decorre “uma auditoria programada, que nada tem a ver com essa investigação específica”.

A matéria vai, ao invés, ser tida em conta em auditorias ao hospital. Desta feita, nem o médico nem o presidente do Santa Maria, Carlos Martins, foram ouvidos.

Já o Tribunal de Contas esclarece apenas que “foi recebida uma exposição, sobre a matéria, a qual foi remetida ao departamento de auditoria competente para análise”.

De acordo com o Expresso, a administração do hospital remeteu o caso para os inspetores da Saúde e das Finanças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório