Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Um em cada quatro mortos ao volante tem álcool no sangue

Mais de metade revelou uma taxa considerada crime. É ainda de notar o grande número de pessoas com mais de 50 anos alcoolizadas.

Um em cada quatro mortos ao volante tem álcool no sangue
Notícias ao Minuto

08:40 - 30/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Acidente

No ano passado, 551 pessoas perderam a vida em acidentes de viação em Portugal. Destas, 270 eram condutores, dos quais 105 conduziam sob o efeito de álcool, o que representa uma percentagem de 40%. Os dados são do Instituto Nacional de Medicina Legal.

“Apesar de ainda haver uma percentagem anormalmente elevada de condutores vítimas mortais sob o efeito de álcool, as estatísticas têm mostrado uma redução relativamente a anos anteriores, Mas ainda há um longo caminho a percorrer”, contou ao Jornal de Notícias o presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa.

De entre os condutores sob o efeito de álcool, mais de metade revelou uma taxa igual ou superior a 1,20g/l, ou seja, considerada crime. É ainda de notar o grande número de pessoas com mais de 50 anos alcoolizadas.

“Os mais jovens bebem menos vezes, mas fazem-no até cair, e nessas alturas nem sempre pegam num carro. Os mais velhos bebem em menor quantidade, mas mais frequentemente”, explicou José Miguel Trigoso.

Segundo indica o Jornal de Notícias, entre as vítimas de acidentes de viação encontram-se 59 pessoas, entre as quais 25 condutores, que estavam sob o efeito de drogas, com destaque para a canábis.

Há ainda 107 peões entre as vítimas mortais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório