Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Advogado de Sócrates entre militantes do MRPP que lembraram libertação de Arnaldo Matos

João Araújo, um dos advogados de José Sócrates, esteve na quinta-feira entre a centena de pessoas que recordaram a detenção de militantes do PCTP/MRPP há 40 anos e posterior libertação, nomeadamente do "grande educador da classe operária", Arnaldo Matos.

Advogado de Sócrates entre militantes do MRPP que lembraram libertação de Arnaldo Matos
Notícias ao Minuto

00:14 - 29/05/15 por Lusa

País João Araújo

Num hotel de Lisboa, distribuíram-se abraços, renovou-se o tratamento por "camarada", recordaram-se episódios da "luta contra o social-fascismo" e das "grandes figuras" das fileiras do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses/Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado, apesar da ausência do líder histórico.

O defensor do antigo primeiro-ministro, detido em Évora por suspeitas de crimes de corrupção, João Araújo, sentou-se na última fila de cadeiras da sala, trocando comentários com o ex-membro do "comité Lenine" - então o órgão máximo do partido -, Carlos Oliveira Santos, agora professor universitário de marketing e gestão.

À pergunta da Lusa sobre se fora um dos militantes presos em 28 de maio de 1975, em pleno "Verão Quente", o advogado continuou divertido: "Eu? Eu não, que não era parvo".

Mantendo-se sentado enquanto todos cantaram de pé "A Internacional", embora com vários punhos direitos no ar destoassem da maioria de punhos esquerdos, o ex-militante também trauteou os versos, porque "recordar é viver", sublinhando o refrão: "Bem unidos façamos/Nesta luta final/Uma terra sem amos/A Internacional".

Do outro lado da sala, na mesa central, Garcia Pereira e Carlos Paisana comentaram fotografias e um vídeo dos acontecimentos de há quatro décadas, por exemplo concentrações à porta do estabelecimento prisional de Caxias, onde estava, entre outros, Arnaldo Matos, e as investidas dos militares.

"Com o golpe fascista da manhã de 11 de março e o contragolpe social-fascista da parte da tarde, o que se sucede é a tomada de um conjunto de medidas que visam a eliminação do MRPP", recordou Garcia Pereira, sublinhando que tudo começou com alterações à lei para impedir a foice e ao martelo como símbolo do partido por ser confundível com o do PCP e culminou com o impedimento de participação nas "chamadas primeiras eleições livres" para a Assembleia Constituinte, em 25 de abril de 1975, um mês antes do "ataque violento às várias sedes" e consequente "prisão de 432 militantes".

O PCTP/MRPP, o Partido da Democracia Cristã (PDC) e a Aliança Operária Camponesa (AOC), todos no lote de 17 forças políticas legalizadas, viram as suas atividades suspensas devido a "comportamento antidemocrático", pois, à época, eram recorrentes os confrontos físicos, assaltos a sedes adversárias e boicote de ações políticas concorrentes.

Considerando "a perturbação da ordem pública" e "o desrespeito pelo Programa das Forças Armadas" (...) o Conselho da Revolução decreta: suspender a sua atividade política até às eleições para a Assembleia Constituinte, às quais não poderão concorrer", lê-se em documento assinado pelo então presidente da República, Costa Gomes, de 17 de março de 1975.

Para Garcia Pereira, que não foi um dos detidos nem outros elementos entretanto destacados como o ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso ou o fiscalista Saldanha Sanches, tratou-se de "uma manobra de lacaios do PCP dentro do Movimento das Forças Armadas, nomeadamente o coronel Varela Gomes".

"Foi duro. Eu e a maior parte não ficámos em Caxias. Levaram-nos para Pinheiro da Cruz, onde estavam presas pessoas por crimes horríveis. E havia muitas doenças, sofremos infeções, nos olhos por exemplo, estivemos em condições terríveis", lembrou Carlos Oliveira Santos, então um dos cinco membros do órgão máximo do partido, a par do historiador e agora membro do Bloco de Esquerda Fernando Rosas.

Após várias manifestações, com tiros e a presença de blindados "panhards" e chaimites, em Caxias, e uma greve de fome de 18 dias por parte de Arnaldo Matos, o líder do PCTP/MRPP viria a sair em liberdade em 11 de julho de 1975, seguindo-se a libertação da totalidade dos elementos, cerca de uma semana depois.

"Aquilo era a sério, era com tipos que combateram na Guerra Colonial, com armas de verdade. Não havia cá balas de borracha ou bastonadas", continuou o docente universitário, rejeitando qualquer ilegitimidade do PCTP/MRPP por comportamento antidemocrático, pois "era uma juventude enérgica" e "o que havia era diferença de opiniões" para com os outros partidos, segundo o atual defensor de uma "democracia desenvolvida para Portugal", sem "qualquer inclinação político-partidária específica" de momento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório