Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Amnistia quer investigar abusos da PSP

Abusos policiais suscitam pedido de investigação por parte da Amnistia Internacional

Amnistia quer investigar abusos da PSP
Notícias ao Minuto

14:10 - 26/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Violência

Os incidentes nas celebrações da conquista do campeonato pelo Benfica suscitaram várias críticas à forma de atuação das forças de segurança. Este não é caso único, pelo que a Amnistia Internacional (AI) quer agora que este género de casos seja investigado por um organismo independente.

“Em linha com o Comité contra a Tortura das Nações Unidas e o Conselho da Europa, a AI Portugal entende que, perante o número de denúncias de alegados abusos policiais que são do conhecimento destas organizações, é pouco plausível o reduzido número de casos que terminam em sanções ou condenações efetivas de elementos das forças de segurança em Portugal”, refere numa nota enviada à Rádio Renascença.

A Amnistia quer que “se fundamentem nos princípios internacionais a que Portugal está vinculado sobre o uso da força, designadamente, os princípios básicos sobre a utilização da força e de armas de fogo pelos funcionários responsáveis pela aplicação da Lei”.

O protesto frente à Assembleia da República, que acabou com uma carga policial sobre os manifestantes, em 2012, também está ‘na berlinda’, uma vez que, embora reconheça “a necessidade de recurso à força por parte da PSP para repelir manifestantes violentos que apedrejaram e lançaram petardos contra a polícia”, a Amnistia acredita que houve também “uso indevido e excessivo da força, designadamente sobre manifestantes pacíficos, bem como detenções feitas à margem da lei”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório