Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Fundador do Clube dos Pensadores lança novo livro

A apresentação do novo livro de Joaquim Jorge, ‘Pedagogia Cívica’, será feita, esta noite em Gaia, pela ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.

Fundador do Clube dos Pensadores lança novo livro
Notícias ao Minuto

13:10 - 25/05/15 por Ana Lemos

País 'Pedagogia Cívica'

‘Pedagogia Cívica’ é o quinto livro do biólogo e fundador do Clube dos Pensadores (CdP), Joaquim Jorge, que será apresentado esta noite pela ministra Paula Teixeira da Cruz, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn em Gaia, onde habitualmente se realizam os debates do CdP.

Em comunicado, Joaquim Jorge conta que convidou a ministra da Justiça “porque representa a persistência, a luta contra a adversidade, a resiliência, o estoicismo para a mudança”, no sentido de “termos em Portugal uma Justiça melhor e para todos”.

Sobre o livro ‘Pedagogia Cívica’, o fundador do CdP destaca a importância de em véspera de eleições “haver alguém, que em vez de ir a votos, faz pedagogia e gostaria que a política fosse realizada de outra forma”. Esta é, aliás, como o próprio refere, a sua forma de “intervir politicamente”.

O preâmbulo foi escrito por Marcelo Rebelo de Sousa que define ‘Pedagogia Cívica’ como uma obra “para não ler de um só fôlego” mas para “ir lendo” num “hoje a caminho do amanhã”, encontrando “lugar para uma reflexão, uma perplexidade, uma interrogação”. Escreve ainda o professor que Joaquim Jorge quer com este livro “testar se estamos vivos, como Pessoas e como Cidadãos”.

Já o epílogo fica a cargo de Rui Moreira, atual presidente da Câmara do porto e antigo colega de Joaquim Jorge, onde refere que em ‘Pedagogia Cívica’ “reencontramos as suas opiniões, sinceras e desassombradas”. “É assim, com a sua total liberdade [e frontalidade]”, remata o autarca da Invicta, que Joaquim Jorge “faz a sua pedagogia cívica”.

Neste sentido, “quem quiser tirar um ticket de cidadania”, o fundador do Clube dos Pensadores convida a marcar presença esta segunda-feira, dia 25 de maio, na apresentação deste trabalho ‘Pedagogia Cívica’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório