Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

"Fiquei chocado" com a pilhagem ao estádio do Guimarães

Marcelo Rebelo de Sousa comentou, este domingo, os episódios de violência que tomaram conta do fim de semana passado após o jogo do Benfica com o Vitória de Guimarães (0-0).

"Fiquei chocado" com a pilhagem ao estádio do Guimarães
Notícias ao Minuto

21:15 - 24/05/15 por Anabela de Sousa Dantas

País Marcelo

“Fiquei chocado porque eu tinha assistido a isso no meio da revolução. Eu assisti à pilhagem da embaixada de Espanha no meio da revolução”, exclamou Marcelo Rebelo de Sousa, fazendo referência às imagens que surgiram nas redes sociais de adeptos do Benfica a roubar as instalações do Vitória de Guimarães.

Em comentário no seu espaço de opinião da TVI, o professor ressalvou, no entanto, que aquilo a que assistiu ao vivo aconteceu no seio de uma revolução e que o que se vê naquelas imagens é algo completamente diferente.

“Há qualquer coisa de errado em termos de educação e em termos de tensão na sociedade portuguesa”, indicou, acrescentando que existe “uma tensão patológica” que é preciso diminuir, para o bem da população.

Sobre os conflitos entre as autoridades e os adeptos que tiveram lugar na praça do Marquês de Pombal, Marcelo Rebelo de Sousa é perentório: “Nenhuma das atitudes foi isenta. Para se ser isento tem que se ver os dois lados”.

“Quando as forças de segurança intervieram, na medida do possível, contra desacatos intoleráveis como, por exemplo, os do Marquês - não é que não possa ter havido aqui e ali um ponto que se possa discutir – genericamente, atuaram bem”, adiantou.

O antigo líder do PSD acredita que as autoridades “cumpriram a sua missão” e que “isso deve ser sublinhado”.

Outro caso diferente, foi o que envolveu o subcomissário da PSP e um adepto benfiquista, onde este último foi agredido com um bastão em frente aos filhos.

“Foi uma atuação em que houve uma desproporção, um excesso de atuação no sentido de utilização de violência. Não se pode generalizar, é um caso singular, mas é um caso que não é prestigiante para as forças de autoridade, a menos que haja uma atuação em conformidade”, concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório