O Diário de Notícias noticia hoje que o Conselho de Chefes do Estado-Maior das Forças Armadas (FA) enviou há dias ao ministro da Defesa, Aguiar-Branco, um pacote de 5.665 promoções de militares dos três ramos e de militarizados da Marinha para executar ao longo do ano.
De acordo com o jornal, o conselho militar garante, no documento, que as promoções terão um custo máximo de 7,5 milhões de euros, um valor que vai cair quanto mais tempo demorar a decisão do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, sobre o tema.
Sefundo as fontes ouvidas pelo DN, a proposta dos chefes militares até cumpre a redução de efectivos aprovados para os quadros permanentes em 31 de Dezembro de 2013, que está prevista num diploma do passado mês de Setembro.
O DN aponta, contudo, que o documento do Conselho do Estado-Maior das Forças Armadas foi enviado ao Governo quando já se sabe há muito tempo que as Forças Armadas vão sofrer um corte adicional de cerca de 250 milhões de euros, no âmbito dos cortes de quatro mil milhões de euros nas despesas do Estado.