Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Médicos do Sta. Maria enviam doentes para os seus laboratórios

Os médicos de um hospital público beneficiam-se a si próprios, a amigo e familiares.

Médicos do Sta. Maria enviam doentes para os seus laboratórios
Notícias ao Minuto

14:22 - 24/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Santa Maria

Um estudo da Fundação Manuel dos Santos analisou diversas organizações para entender a sua natureza, a qualidade e os contributos das instituições para o desenvolvimento nacional.

Os dados são preocupantes quando indicam que no Hospital Santa Maria, em Lisboa, é “prática comum” haver pequenos atos como “troca de favores, fazendo passar à frente nas listas de espera amigos e familiares” ou até o “médico assistente canalizar os pacientes que têm de fazer análises para laboratórios privados dos quais é sócio”.

O inquérito citado pelo Jornal de Notícias divulga ainda que nenhum dos funcionários acredita na ausência de corrupção no hospital.

EDP, ASAE, CTT, HSM, Euronext Lisboa e Autoridade Tributária Aduaneira são as instituições avaliadas em setores internos como a meritocracia, imunidade à corrupção e “ilhas de poder”, e ainda externos, como proatividade, abertura tecnológica e aliados.

Margarida Marques, a investigadora da Universidade Nova de Lisboa, mostrou-se surpreendida com os resultados pois sabia que “havia problemas com as instituições portuguesas, mas não estava à espera que fosse tão evidente”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório