Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Automutilação aumenta entre os jovens portugueses

Os comportamentos autolesivos estão a tornar-se uma preocupação para os especialistas da área.

Automutilação aumenta entre os jovens portugueses
Notícias ao Minuto

18:00 - 24/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Os profissionais de saúde estão a deparar-se com o crescimento de comportamentos autolesivos entre os jovens, contudo o Jornal de Notícias refere que não há estudos específicos e que os únicos dados existentes em Portugal são provenientes de uma tese de doutoramento.

“No outro dia, uma menina que é minha paciente ligou-me e disse-me 'está a apetecer cortar-me'”, estas são as palavras de Ana Vasconcelos, pedopsiquiatra, que acredita que “estamos numa altura em que a autoagressão entre os mais novos começa a ser cada vez mais vista nos consultórios”.

A maioria dos jovens corta-se “nos braços, nas pernas ou na barriga para aliviarem uma grande dor emocional”. A Direção Geral de Saúde admite que não se trata de uma doença, mas “está associada a perturbações de ansiedade e a perturbações depressivas”.

Daniel Sampaio, psiquiatra e especialista na área da adolescência, refere-se a estes comportamentos como “um grande sinal de alarme” e aborda a tese de doutoramento que mostra que numa amostra de 1200 jovens, com idades entre os 12 e os 18 anos, 7% dos inquiridos já tinha cometidos atos de automutilação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório