Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

O seu filho vai de bicicleta para a escola? Saiba que não está seguro

O seguro escolar das crianças não inclui deslocações de bicicleta.

O seu filho vai de bicicleta para a escola? Saiba que não está seguro
Notícias ao Minuto

09:45 - 24/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Educação

Paulo Carvalheiro, professor de Educação Visual na Escola Básica Aníbal Cavaco Silva, em Boliqueime, chamou à atenção de um problema que inclui seguros escolares e um meio de transporte muito específico e cada vez mais utilizado em Portugal, a bicicleta.

Uma lei estabelecida há 16 anos, quando os transportes alternativos e a mobilidade suave ainda não faziam parte da vida dos cidadãos portugueses, estabelece que “os acidentes que ocorram em trajeto com veículos com ou sem motor, que transportem o aluno ou sejam por este conduzidos” não estão cobertos pelo seguro escolar.

Este domingo, o professor amante de ciclismo organizou um passeio cujo objetivo é “pedalar” para que esta regra seja alterada, já que “é urgente mudar, em diversos contextos” a forma como este meio de transporte é usado, afirmou Paulo Carvalheiro.

Em declarações ao jornal Público, José Manuel Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, acredita que “não faz sentido que haja uma lei a discriminar o uso da bicicleta”, principalmente porque há muito menos acidentes com este meio de transporte do que com automóveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório