Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2019
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 11º

Edição

Estado fez acordo que não quererá que se saiba

A divergência entre o Estado e a empresa fabricante de aeronaves Everjets chegou mesmo a ir a tribunal arbitral. O Estado, porém, não revela o que foi acordado.

Estado fez acordo que não quererá que se saiba
Notícias ao Minuto

08:30 - 20/05/15 por Notícias Ao Minuto 

País Aviação

Em 2012, a Everjets ganhou um concurso para o fornecimento de 25 aeronaves. A empresa de meios aéreos, porém, não terá cumprido com o acordado, viu serem-lhe aplicadas penalidades de 1,1 milhões de euros e o caso chegou a tribunal arbitral. Não se sabe, porém, o que foi acordado.

Segundo fontes ligadas ao jornal i, que dá conta desta história, o valor das penalidades terá tido uma redução até 80%. Mas quando o Ministério da Administração Interna foi questionado pelo acordo, a resposta que chegou é que passar tais informações “não é legalmente possível”.

Ao mesmo jornal, o advogado Paulo Veiga e Moura dá outra opinião: “se existe uma decisão de um tribunal arbitral, a mesma tem de ser pública”, considera, explicando que é deste modo que pode haver escrutínio. Já a Everjets remete quaisquer dúvidas para o Estado, esclarecendo apenas que está a cumprir o acordado.

O que terá ficado decidido em tribunal arbitral? O ministério tutelado por Anabela Rodrigues não revela, insistindo em “regras de confidencialidade”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório