Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Adepto foi agredido com dois bastões. Um era de aço

O adepto José Magalhães foi agredido pelo subcomissário da polícia de Guimarães. As imagens chocaram o país.

Notícias ao Minuto

00:10 - 19/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Polémica

Tem escapado um pormenor que é visível nas imagens onde se vê o subcomissário da polícia de Guimarães a agredir um adepto benfiquista: o agente Filipe Silva trocou o bastão longo por um bastão extensível de aço enquanto agredia a vítima.

Como pode analisar-se, numa primeira instância o agente retira o bastão longo para imobilizar o adepto. Após as imagens voltarem à agressão, depois de se terem focado no desespero de um dos filhos de José Magalhães, vê-se o agente já com outro bastão. Assista novamente ao vídeo e repare no minuto 1:13, em que o agente já se encontra com outro bastão.

Fontes policiais confirmaram esta situação ao Público. Sabe-se que o primeiro bastão é usado normalmente para agressores, enquanto o segundo já serve para partir vidros de automóveis em caso de emergência ou é utilizado em situações de grande violência.

Os agentes estão proibidos de atingir zonas letais do corpo com bastões de aço, devido ao perigo que isso representa. Trata-se mesmo de uma arma proibida, segundo a lei das armas, podendo ser apenas manuseada por agentes da autoridade.

De acordo com o Expresso também o Ministério Público vai averiguar o caso depois de ter recebido uma denúncia de um cidadão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório