Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Festa benfiquista termina em cenário caótico, vários feridos

A tradicional celebração benfiquista em plena Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, teve este ano uma lamentável reviravolta. Confrontos iniciados no seio da multidão terminaram num ataque aberto de alguns indivíduos contra a polícia. Confirmadas detenções e vários feridos.

Notícias ao Minuto

02:18 - 18/05/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Lisboa

A celebração do bicampeonato do Sport Lisboa e Benfica ficou 'manchada' ao ser interrompida por uma carga policial com o intuito de dispersar a multidão, na madrugada desta segunda-feira.

Conforme foi possível ver nas televisões, através de testemunhos de pessoas no local, os agentes de autoridade presentes começaram a ser alvo de ataque, não sendo, no entanto, claro como se terão iniciado os desacatos.

O cenário depressa tomou outros contornos quando adeptos começaram a lançar lixo, garrafas, pedras e petardos contra outros adeptos e, principalmente, contra as forças de segurança.

Sucederam-se violentos confrontos entre agentes da autoridade e adeptos, obrigando a uma carga policial para dispersar a multidão. Existem relatos de várias detenções, embora ainda não tenham sido avançados dados oficiais.

Por volta das 2h15 da madrugada, a praça do Marquês de Pombal já se encontrava quase vazia mas ainda com adeptos com “uma atitude provocatória” para com os agentes da autoridade. Na antena da SIC Notícias foi possível ver, numa altura em que a maior parte dos adeptos já tinha abandonado o local, alguns indivíduos a atirarem garrafas contra os polícias.

PSP confirma existência de vários feridos

O subcomissário da Polícia de Segurança Pública (PSP) Hugo Abreu disse que os incidentes durante os festejos da conquista do campeonato de futebol do Benfica tiveram início no "interior da multidão" e que "há vários feridos".

"O foco de desordem iniciou-se no meio da multidão. A polícia teve de intervir. Houve arremesso de garrafas e de pedras contra a polícia", afirmou Hugo Abreu, em declarações prestadas à SIC, na Praça do Marquês do Pombal, em Lisboa.

O responsável da PSP referiu que "ainda não foi contabilizado o número de feridos", embora revelando que "há adeptos do Benfica e elementos da PSP feridos".

Por outro lado, o subcomissário não quis revelar quais as medidas que a PSP está a tomar, limitando-se a dizer que as forças de segurança estão "a tentar cessar a ameaça".

Bar assaltado e funcionário agredido em Guimarães

Os desacatos, no entanto, já tinham começado antes, ainda no estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, após o jogo que deu o título de bicampeão ao Benfica.

Os benfiquistas deixaram um rasto de destruição na bancada Norte do estádio D. Afonso Henriques e ainda assaltaram o bar da parte inferior da bancada ocupada pelos adeptos do clube da Luz e agrediram o seu funcionário, de acordo com o vice-presidente do Vitória, Armando Marques.

Diz ainda o mesmo responsável do Vitória de Guimarães que os adeptos benfiquistas assaltaram o armazém onde o clube minhoto guarda material desportivo da equipa de futebol e furtaram vários artigos.

[Notícia atualizada às 03h09]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório