Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Diga adeus aos bons anos de reforma

Portugal é segundo país da União Europeia com o aumento mais significativo da idade de reforma, com mais quatro anos de trabalho.

Diga adeus aos bons anos de reforma
Notícias ao Minuto

09:04 - 13/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Estudo

Entre os Estados-membros da União Europeia, Portugal foi dos países onde a idade da reforma aumentou mais e mais depressa, revela um estudo da Comissão Europeia. Por outro lado, os portugueses estão entre os que menos tempo vivem com saúde após a aposentação.

Segundo o Jornal de Negócios, quem se reformar por volta de 2040, pela Segurança Social, já terá de fazê-lo com quase 68 anos, e pode não ter muitos bons anos pela frente.

Apesar de a Esperança Média de vida em Portugal estar equiparada aos parceiros europeus são os que menos tempo vivem com saúde após a reforma, adianta o mesmo jornal. Como são também dos europeus que mais tempo terão de trabalhar, os portugueses vão viver menos tempo a reforma e em piores condições que os parceiros, conclui-se.

Além do aumento legal da idade da reforma, há ainda outros motivos para o aumento dos períodos contributivos, como o fim de muitos esquemas de reformas antecipadas ou critérios de elegibilidade mais restritos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório