Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Investigadores debatem religião no espaço lusófono

Mais de 350 especialistas debatem a partir de sábado, em Lisboa, a religião nos países lusófonos, no I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões, evento que pretende aprofundar o olhar académico sobre o fenómeno religioso na sociedade.

Investigadores debatem religião no espaço lusófono
Notícias ao Minuto

10:35 - 08/05/15 por Lusa

País Lisboa

"Estará em Lisboa a grande parte do meio académico que se debruça sobre o fenómeno religioso na lusofonia, especialmente do Brasil", disse, em declarações à agência Lusa, Paulo Mendes Pinto, da área da Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, que organiza o evento.

Paulo Mendes Pinto destacou a "diversidade dos temas em debate" nos 30 simpósios temáticos previstos que, sob o tema "Religiões e espiritualidades - Culturas e Identidades, "mostram por onde anda a reflexão" sobre religião na atualidade.

Reconfiguração das identidades religiosas, como estão a adaptar-se aos novos tempos as confissões e religiões tradicionais, as novas espiritualidades e a relação entre a religião e o ensino serão alguns dos temas em debate no congresso que se prolonga até 13 de maio.

A iniciativa prevê ainda um programa de visitas que inclui idas à Sinagoga Sharé Tikvá, à Mesquita Central, ao Templo Rhada Krishna, ao Templo Gurdwara Sikh Sangat, ao Museu Maçónico, todos em Lisboa, além de uma deslocação a Fátima na noite de 12 para 13 de maio.

Prevista está também a realização de um debate na Mesquita Central de Lisboa e de um espetáculo multirreligioso de música e dança.

No âmbito do congresso será ainda inaugurada a exposição "Observar para a Liberdade", organizada pelo Observatório para a Liberdade Religiosa.

"Caminhos da construção de um estudo académico das Religiões no século XXI", "Laicidade, Laicismo e Intolerância Religiosa" ou "Média, política e religião: perspetivas, mudanças e novos paradigmas" são alguns dos temas das conferências.

O Congresso Lusófono de Ciência das Religiões é uma iniciativa conjunta dos programas de pós-graduação em ciência das religiões da Universidade Lusófona de Lisboa e de seis universidades brasileiras.

Em declarações à agência Lusa, em setembro, aquando da apresentação do congresso, o investigador Paulo Mendes Pinto disse que se verifica atualmente um crescimento do fenómeno religioso, mas que este crescimento não tem lugar em torno das instituições religiosas tradicionais, como a Igreja Católica.

"O aumento da procura pela religião está a verificar-se sobretudo nas confissões com "menos carga institucional", como as igrejas cristãs menos tradicionais", disse na altura.

Evangélicos, Testemunhas de Jeová, Mórmon e Adventistas do Sétimo Dia são correntes em grande crescimento, segundo o especialista, a par de outras práticas espirituais sem enquadramento institucional.

Por outro lado, o investigador lembrou que a questão da separação entre estados e religião não é hoje tão linear como se pensava e apontou a discussão em torno do processo de laicização das sociedades europeias como um dos debates mais importantes que poderá sair do congresso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório