Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

GlobalStat é instrumento poderoso para melhorar democracia

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro defendeu hoje em Florença, Itália, que bases de dados como a GlobalStat, de informação estatística, são "um instrumento poderoso e útil para melhorar a qualidade da democracia".

GlobalStat é instrumento poderoso para melhorar democracia
Notícias ao Minuto

18:24 - 07/05/15 por Lusa

País Poiares Maduro

Poiares Maduro falava no âmbito da apresentação do GlobalStat, um portal que junta informações sobre praticamente todos os países dos últimos 50 anos. O portal (www.globalstat.eu) é uma criação da portuguesa Fundação Francisco Manuel dos Santos e do Instituto Universitário Europeu, em Florença.

Nas palavras do ministro, um dos impulsionadores da iniciativa, este tipo de instrumento é importante para os cidadãos, dando-lhe mais conhecimento, mas também para os decisores, porque quanto mais informados forem os processos de decisão melhores serão as políticas publicas.

Exemplificando, o ministro disse que o portal hoje apresentado mostra que Portugal é o oitavo país do mundo com a população mais envelhecida. "Isso permite aos cidadãos perceberem assim os desafios que temos a nível da sustentabilidade da segurança social", afirmou.

Depois o portal permite ainda aos decisores a perceber o que podem aprender com políticas desenvolvidas noutros países, sendo que as decisões são tanto melhores quanto mais qualidade tiver o processo de decisão, disse Poiares Maduro.

O portal pretende contribuir para o conhecimento dos fenómenos do desenvolvimento e as incidências da globalização. Junta estatísticas de 193 países, de 1960 à atualidade, agrupadas em 12 temas e três áreas transversais e provenientes de 80 fontes internacionais. Os dados podem ser vistos em números ou em gráficos e imagens e podem ser exportados.

O projeto foi hoje apresentado numa cerimónia no Instituto Universitário Europeu, com a presença do ministro, que ali foi professor, mas também de responsáveis da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da diretora do programa Global Governance e diretora do Centro de Estudos Avançados Robert Schuman, Brigid Laffan.

Brigid Laffan e Poiares Maduro lembraram o nascimento da ideia da base de dados, as discussões e dificuldades, e salientaram as vantagens do GlobalStat.

Pedro Magalhães, diretor científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos e Anthony Teasdale, diretor dos serviços de pesquisa do Parlamento Europeu, foram outros dos intervenientes na sessão que oficialmente deu a conhecer ao mundo aquela que os responsáveis da Fundação consideram a mais completa base de dados de todos os tempos.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos foi criada em 2009 por Alexandre Soares dos Santos e tem como objetivo a promoção de estudos e análises sobre a realidade portuguesa.

O Instituto Universitário Europeu foi criado em 1976 por seis Estados fundadores da então Comunidade Económica Europeia, e é uma instituição de ensino superior que pretende desenvolver o património cultural e científico europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório