Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Estado Social? Sim, "mas nunca vai significar ter acesso a tudo"

A antiga governante foi escolhida para liderar a Fundação Champalimaud, que procura manter-se na vanguarda da investigação científica. Em aberto, continua a possibilidade de um dia haver parceria com o Serviço Nacional de Saúde.

Estado Social? Sim, "mas nunca vai significar ter acesso a tudo"
Notícias ao Minuto

10:05 - 06/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Leonor Beleza

Para Leonor Beleza, a ideia de um Estado Social é central num estado moderno. Porém, há condicionantes, alerta a responsável máxima da Fundação Champalimaud em entrevista ao Diário Económico.

“Sou das pessoas que acreditam na expressão Estado Social. E acho que um país civilizado se caracteriza por entender que há um direito das pessoas, de maneira razoável, a ter acesso aos melhores cuidados de saúde”, diz.

Porém, Leonor Beleza faz um alerta: “isto nunca vai significar ter acesso a tudo”, diz, explicando que mesmo nas sociedades modernas não será possível distribuir “por todos, tudo o que é teoricamente possível para permitir às pessoas viver mais um dia”.

Ainda assim, a antiga ministra da Saúde realça nesta entrevista ao Diário Económico que há que procurar sempre “encontrar meios de tratar melhor as pessoas e de não gastar mais dinheiro”, já que “provavelmente não vai haver mais dinheiro para gastar”. Por essa razão, salienta, a inovação é uma aposta essencial.

“Investir em inovação é extremamente rentável do ponto de vista de conciliar, tratar melhor as pessoas e gastar menos dinheiro”, defende.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório